Consórcio Realiza – Nova fábrica da Honda fará Fit 2015 e SUV Vezel

Os 15 mil habitantes de Itirapina (SP) estão prestes a ver a pequena cidade do interior paulista crescer com a cerimônia que marcou o início da construção da segunda fábrica da Honda no Brasil, na manhã de hoje (26). Em 2015, a unidade passará a fabricar o SUV compacto Vezel, que usa a plataforma do Fit, e foi apresentado no Salão de Tóquio recentemente.

No mesmo ano, também sairá de lá a nova geração do Fit, que chegará ao mercado brasileiro no final do primeiro semestre do ano que vem, mas ainda produzido na principal fábrica da marca, em Sumaré (SP); posteriormente, a fabricação será transferida. Masahiro Takagawa, diretor da Honda para a América do Sul explica a escolha destes modelos para estrear a plataforma: “a fábrica de Itirapina terá um processo produtivo flexível, então, além do veículo de maior volume, a unidade está preparada para receber o Vezel”.

O terreno de 5.800.000 m² em Itirapina consumirá mais de R$ 1 bilhão em investimentos da Honda na construção, gerando cerca de 2.000 empregos diretos. Mesmo assim, motores, câmbios e peças plásticas continuarão saindo de Sumaré. A capacidade da primeira será a mesma da última: 120 mil carros por ano. Somando as capacidades, a marca terá poderá entregar 240 mil carros anualmente ao mercado nacional.

Esta é primeira vez que a Honda investe numa unidade de produção de automóveis desde 1997, quando Sumaré começou a fabricar uma das gerações anteriores do Civic. Sobre esta demora na expansão da produção nacional, Carlos Eigi, diretor da Honda do Brasil, diz que “nós (da Honda) não investiríamos numa nova fábrica sem demanda para tanto. Agora, a necessidade veio e respondemos”. Eigi ainda afirma que “a cidade tem muito espaço para crescimento, fica próxima à nossa principal fábrica e tem boa disponibilidade de rodovias e fornecedores”.

Veja o Consórcio Realiza no Foursquare !

A respeito de colocar um veículo popular na linha, a exemplo do que fez a concorrente Toyota com o lançamento da linha do Etios, Roberto Akiyama, diretor comercial da Honda Brasil, comenta: “não há planos de lançar um modelo mais barato que o Fit. O nosso foco é trabalhar na oferta atual de modelos”, explica.

26/11/2013 – Thiago Moreno, de Itirapina (SP) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s